10 dicas para saber contratar um advogado

22/04/2021

É muito comum as empresas lembrarem do advogado apenas nos momentos mais delicados como por exemplo: necessidade de processar ou se defender em um processo; consulta de dúvidas polêmicas; elaboração de documentos técnicos e etc.

Nestes momentos é comum que não exista muito tempo para escolher o profissional que o atenderá dada a necessidade imediata de resolver a questão. Ao mesmo tempo é necessário confiar no advogado. Diante disso, como podemos saber qual o melhor advogado para a minha necessidade?

Vou te passar 10 dicas na hora de contratar um advogado:

  • TRANSPARÊNCIA DO ADVOGADO NO ATENDIMENTO DO CLIENTE

    Um bom atendimento, no qual o advogado consiga explicar claramente ao cliente o que está acontecendo no seu caso, analisando exatamente o problema trazido pelo cliente e mostrando-se apto a escutar o atendido são fatores que ajudam a criar a confiança necessária.

  • PORTFÓLIO E APRESENTAÇÃO

    Apesar de ser vedado pelo Código de Ética da OAB a divulgação pelo advogado ou escritório de advocacia de quem são seus clientes, é possível analisar o site eletrônico do advogado ou escritório de advocacia, suas redes sociais profissionais (Facebook e Linkedin do profissional e/ou escritório).

    É possível, ainda, caso não consiga encontrar informações daquele profissional, solicitar uma apresentação eletrônica por email para que você possa ter um maior conhecimento dos serviços oferecidos, áreas de atuação e etc.

  • CONHECIMENTO DA CAUSA

    A análise do quanto o advogado conhece daquele assunto talvez seja algo mais complicado para o cliente, até porque envolve conhecimento técnico que o cliente não tem

    Porém é possível analisar o conhecimento técnico de um advogado sem conhecer do assunto à ele apresentado. Referida análise é exatamente o ponto de ligação entre a primeira variável (segurança) e a segunda variável (capacidade técnica).

  • ESTE PROFISSIONAL REALMENTE É UM ADVOGADO?

    Não custa nada procurar saber se aquela pessoa que se oferece como advogado realmente é um advogado. Para verificar, acesse o site da OAB e pesquise no cadastro nacional de inscritos pelo nome daquela pessoa ou pelo número da OAB e Estado.

  • CAPACIDADE TÉCNICA

    Para escolher o melhor advogado (ou o melhor escritório de advocacia) para você, observe se aquele advogado (ou aqueles advogados que integram o escritório) possuem alguns dos itens que ilustraremos à seguir. Tais itens são demonstrações, exteriorizações, de que aquele profissional possui o conhecimento e capacidade técnica necessária para atuar em seu benefício.

Botão do WhatsApp